sábado, 14 de julho de 2007

Sexta feira: 13

Bom, quem é vivo sempre aparece e aqui estou eu denovo.


Ontem, todo mundo sabe, foi sexta feira 13. E eu fiquei me imaginando de onde surgiu essa lenda toda de azar nesse dia. E como tudo nessa vida tem q ter uma explicação, encontrei algumas e achei bem interessante!


Explica-se que Jesus Cristo foi crucificado numa sexta feira e na santa ceia haviam 13 pessoas a mesa. Mas antes disso, já haviam versões da mitologia também.

Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.



Segundo outra história, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a friadagr, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.



Há também suspeitas de que a crença venha de uma rixa entre o rei francês Filipe, o Belo, e a Ordem dos Templários. No século 14, o monarca decidiu cobrar impostos da Igreja Católico. O papa Bonifácio VIII ficou indignado e o excomungou. Filipe tentou, então, entrar para a Ordem dos Templários. Assim, se reaproximaria novamente da Igreja. Mas não foi aceito. Por vingança, ordenou a prisão e tortura de 5 mil cavaleiros. Isto ocorreu em 13 de outubro de 1307, não consegui confirmar, mas devia ser numa sexta feira.



Seria divertido se as sextas feiras 13 fossem Hallowen, tem tudo a ver. Assim como quebrar espelhos, ver gato preto, passar embaixo da escada. Tudo supertição, mas nunca se sabe né. É só ficarmos espertos para não convidarmos 13 pessoas para um jantar na sexta feira, ou para um buteco, para a boate, ou seja lá o que você vai aprontar na sexta feira. Que como já ouvi muitas vezes por aí, é DIA INTERNACIONAL DAS ARMAÇÕES.






Nath.

5 comentários:

JOANNES LEMOS disse...

Nath, só depois que abri seu blog é que me dei conta que o dia que passou foi sexta-feira 13. Fala sério!!
Abraços!

Anônimo disse...

iauiauaiuaiuaiuaia

minha sexta não foi naaaaaaaaaaada azaradaaaaaaaaa!

:p

rsrs

foi óxxxxxxxxxima!

bjo naaaaaaaaat!

=]

aaaaaaaa bruxa ali....vo de bruxa hj na festaaaaaaaaaaaa!

iauiauaiuaiuaiuaia.
meu chapéu é igual...
rsrsrs

;*

Anônimo disse...

Muito legal...
blog também tem que ser cultural.

:) beijos

Anônimo disse...

aaaaaaaaa adoro "13"... sempre me deu sorte ^^

Joana Poltronieri disse...

Mto bom o post amiga!!!
;)