sexta-feira, 13 de julho de 2007

"Carnaval só ano que vem"

Apelidada de O.I, a big banda Orquestra imperial surgiu em 2002 e é umas das principais responsáveis por resgatar as músicas dos antigos bailes, da gafieira, marchinhas e bolerões revitalizando um conceito que à muito tempo não se ouvia: a de "orquestra de baile".
A banda reúne 19 integrantes fixos, dentre eles, cantores como o Amarante do Los Hermanos, Moreno Veloso (filho de Caetano), Thalma de Freitas, Domenico Lancellotti e Pedro Sá.

Atualmente a banda lançou o seu primeiro CD no Brasil: “Carnaval só ano que vem”, gravado ao vivo em estúdio e recém-lançado no Brasil pela Som Livre.

“A gente era a fim de tocar junto esse tipo de música, foi fazendo shows e compondo. Aí quando pintou a oportunidade de gravar o disco, achamos legal porque tínhamos várias músicas prontas”. Com tanta música boa e bem gravada pra caramba, não fazia sentido fazer regravação.” diz a Thalma de Freitas. (Trecho tirado de uma entrevista para o site G1)

Não entendo muito de musicalidade, mas não precisa ser um conhecedor para saber que o CD é uma obra prima. Ele te leva pros ares da boemia, da cafajestice, da gafieira, do samba de roda, dos grandes bailes, te dá vontade de dançar e de não parar de ouvir.
O grupo faz um CD como à muito tempo não se ouvia e que te remete a uma época passada, que os homens usavam chapéu, calça branca, blusa aberta, sapato preto, com uma cara de malandro e sentavam no botequim vendo as belas mulatas sambando no salão. Tudo isso com um toque bem contemporâneo.
E é por isso que eu indico o CD “Carnaval só ano que vem”.
Além dele, para quem quiser ir mais a fundo, no e-mule tem outras músicas que a orquestra regravou de artistas famosos e que vale a pena ouvir.
Quem quiser saber mais sobre a O.I, eles têm um site: www.orquestraimperial.com.br ou então entre no blog da Thalma www.afilhadomaestro.blogger.com.br que ela reúne várias matérias publicadas sobre eles.




Lógico que eu gostei do Cd inteiro, mas não paro de ouvir as músicas: “Yara Djaruba”, Ereção, “O mar e o ar” e “Era bom”. Então vou deixar a letra de Yara Djaruba para vocês.
Música na voz de Amarante e acompanhada por um coro de Nina Becker e Thalma de Freitas – as únicas mulheres da banda.




Orquestra Imperial - Yara Djaruba
Nelson Jacobina

Yara só gosta de ilha
Discreta pra namorar
Yara parece uma pilha
Ligada no cha cha cha
Levava os seus amantes pras loucuras em paquetá
Brincava de troca-troca lá na ilha Porchat
Yara é uma garota de Cuba
Danada pra namorar
Fugiu com um brotinho pra Aruba
Antes de vir para cá
Strip-teases em Puerto Rico
Nos cassinos em Trindad
Fez do Amazonas seu Nilo
E de São Paulo Bagda
Yara rarutcha, Yara rarutcha, rarutchatcha (X3)
Só pra namorar








Jo.