quinta-feira, 5 de julho de 2007

Estação Cultura.

Hoje fiz uma pauta sobre a “Estação Porto”, e achei um tema interessante para comentar aqui no Blog.
Passei ótimos momentos lá, e também sofri um pouco por não conseguir prestigiar alguns eventos.
A Estação Porto é um projeto, localizada no Armazém 5 da Codesa no Centro de Vitória, criado para atender inicialmente aos turistas que desembarcavam aqui no Espírito Santo. E cá pra nós, se não foi o ano de maior vinda de Cruzeiros no Estado, está bem próximo. Foram dezenove mil turistas na última temporada de cruzeiros, totalizando 22 escalas na capital. Além de turistas, a cidade recebeu a tripulação que chegava, em média, a 400 tripulantes, por embarcação.
Com esse tanto de “estrangeiros”, Vitória tinha que oferecer um centro que pudesse mostrar a nossa cultura, e o que temos de melhor no Estado. Assim surgiu a Estação Porto, que foi ganhando uma dimensão tão grande que logo virou uma referência pra quem queria curtir uma boa música e conhecer um pouco mais dos movimentos culturais do Estado.
Pra vocês verem que não estou mentindo, em oito meses de atividades, a Estação promoveu shows musicais regionais e nacionais, espetáculos de dança e teatro, reuniões públicas, encontros, lançamentos de livros, seminários científicos, debates, exposições, mostras de cinema e vídeo, saraus e recitais poéticos e um festival de música, entre tantos outros.
Cerca de 70 mil pessoas visitaram o local neste período. Ao todo foram realizadas mais de 200 apresentações regionais e 50 nacionais.
E o melhor disso tudo, e que eu acho que foi um dos grandes motivadores para que tenha dado certo, é que TODAS as apresentações e festivais eram gratuitos. Então você não tinha desculpa, era só ir, se acomodar e curtir.
Por lá passaram grandes nomes como: Leci Brandão, Tom Zé, Zeca Baleiro, João Bosco, Jair Rodrigues, Arnaldo Antunes, Elisa Lucinda e Luis Melodia. Mas o principal, na minha opinião, foi a atenção dada aos artistas locais, que como eu já disse foram mais de 200 apresentações.
Eu, particularmente curti momentos muito especiais lá, como o festival de jazz no final do ano passado, e o show do Zeca Baleiro em junho. E por falar em Zeca, o show dele trouxe as ruas do Centro cerca de 7 mil pessoas. Um marco para o projeto, além de o show ter sido totalmente sensacional.

Enfim, e
sse espaço veio somente para acrescentar, porque Vitória estava carecendo de um espaço assim, que pudesse não só acender as ruas do Centro, mas também divulgar a cultura capixaba. Na verdade, eu acho que outras iniciativas assim deveriam ser criadas, estimulando ainda mais os artistas, e também a população capixaba que precisa aprender a dar mais valor às produções locais.
Agora a Estação está em reforma, pretendendo voltar daqui a 2 ou 3 meses. Segundo o que eu li o Secretário de Desenvolvimento de Vitória Kléber Frizzera, disse que eles fizeram essa pausa porque são necessárias algumas modificações de estrutura no espaço e também para avaliar os resultados.
Também concordo que é necessário melhorar. Principalmente o acesso aos banheiros, a acústica, e se possível, o tamanho do ambiente.
Espero que eles consigam resolver essa reforma o mais rápido possível e que a Estação Porto volte melhorada e com muito mais força.


Jo.