quinta-feira, 5 de julho de 2007

Estação Cultura.

Hoje fiz uma pauta sobre a “Estação Porto”, e achei um tema interessante para comentar aqui no Blog.
Passei ótimos momentos lá, e também sofri um pouco por não conseguir prestigiar alguns eventos.
A Estação Porto é um projeto, localizada no Armazém 5 da Codesa no Centro de Vitória, criado para atender inicialmente aos turistas que desembarcavam aqui no Espírito Santo. E cá pra nós, se não foi o ano de maior vinda de Cruzeiros no Estado, está bem próximo. Foram dezenove mil turistas na última temporada de cruzeiros, totalizando 22 escalas na capital. Além de turistas, a cidade recebeu a tripulação que chegava, em média, a 400 tripulantes, por embarcação.
Com esse tanto de “estrangeiros”, Vitória tinha que oferecer um centro que pudesse mostrar a nossa cultura, e o que temos de melhor no Estado. Assim surgiu a Estação Porto, que foi ganhando uma dimensão tão grande que logo virou uma referência pra quem queria curtir uma boa música e conhecer um pouco mais dos movimentos culturais do Estado.
Pra vocês verem que não estou mentindo, em oito meses de atividades, a Estação promoveu shows musicais regionais e nacionais, espetáculos de dança e teatro, reuniões públicas, encontros, lançamentos de livros, seminários científicos, debates, exposições, mostras de cinema e vídeo, saraus e recitais poéticos e um festival de música, entre tantos outros.
Cerca de 70 mil pessoas visitaram o local neste período. Ao todo foram realizadas mais de 200 apresentações regionais e 50 nacionais.
E o melhor disso tudo, e que eu acho que foi um dos grandes motivadores para que tenha dado certo, é que TODAS as apresentações e festivais eram gratuitos. Então você não tinha desculpa, era só ir, se acomodar e curtir.
Por lá passaram grandes nomes como: Leci Brandão, Tom Zé, Zeca Baleiro, João Bosco, Jair Rodrigues, Arnaldo Antunes, Elisa Lucinda e Luis Melodia. Mas o principal, na minha opinião, foi a atenção dada aos artistas locais, que como eu já disse foram mais de 200 apresentações.
Eu, particularmente curti momentos muito especiais lá, como o festival de jazz no final do ano passado, e o show do Zeca Baleiro em junho. E por falar em Zeca, o show dele trouxe as ruas do Centro cerca de 7 mil pessoas. Um marco para o projeto, além de o show ter sido totalmente sensacional.

Enfim, e
sse espaço veio somente para acrescentar, porque Vitória estava carecendo de um espaço assim, que pudesse não só acender as ruas do Centro, mas também divulgar a cultura capixaba. Na verdade, eu acho que outras iniciativas assim deveriam ser criadas, estimulando ainda mais os artistas, e também a população capixaba que precisa aprender a dar mais valor às produções locais.
Agora a Estação está em reforma, pretendendo voltar daqui a 2 ou 3 meses. Segundo o que eu li o Secretário de Desenvolvimento de Vitória Kléber Frizzera, disse que eles fizeram essa pausa porque são necessárias algumas modificações de estrutura no espaço e também para avaliar os resultados.
Também concordo que é necessário melhorar. Principalmente o acesso aos banheiros, a acústica, e se possível, o tamanho do ambiente.
Espero que eles consigam resolver essa reforma o mais rápido possível e que a Estação Porto volte melhorada e com muito mais força.


Jo.

4 comentários:

Anônimo disse...

opa!

é... zeca... ¬¬

mas ja passei bons e mals bocados la tb.
um espaço como esse é muito necessário.

=*

Gui Sillva disse...

É sempre bom saber, que boas novas opções de cultura surgem em Vitória. Este é o caminho (pelo menos, eu acho...).
Aproveitem!

beijos.
se cuide
Gui

Anônimo disse...

me arrepoendo muito de n ter ido no xou do zeca! =/
enfim...
outros virão!

grande beijo irmã!

JOANNES LEMOS disse...

Nossa, esse texto trouxe informações preciosas que eu precisava saber. Vai me ajudar em uma coisa que pretendo fazer pra faculdade.
Abraços Jo!