terça-feira, 26 de junho de 2007

"Mundo animal"


Depois de um mês de overdose dos Mamonas Assassinas, conseguimos por fim a nossa saga. Sofrimento esse muito bom, que agora vou compartilhá-los com vocês, e mostrar um pedacinho do que aprendemos sobre eles, produzindo nosso documentário de rádio.
Os meninos de Guarulhos, começaram como uma banda cover de legião urbana e outras bandas de rock da época. Achavam que imitar as bandas que estavam no mercado, como titãs, paralamas, e legião eles iriam conseguir o sucesso.
Até que um dia, eles escreveram a música "Pelados em Santos" e resolveram cantar no show. Segundo o próprio Dinho, as pessoas começaram a se aglomerar na frente do palco para escutar aquela música "diferente", "irreverente" e fora do padrão da época. A partir desse momento surgia o Mamonas Assassinas. Pelados em Santos estourou nas rádios de todo o país, e não tinha uma pessoa que não sabia cantrar "Mina, teus cabelo é da hora, tem corpão violão(...)"

Depois disso, eles eram presença garantida nos programas dominicais e suas músicas tocavam ensurdecedoramente nas rádios. Foram uma febre. Em apenas oito meses de carreia, e com apenas um cd gravado, os Mamonas venderam mais de dois milhões de cópias. Era Robocop Gay de um lado e sabão crácrá de outro, para o desespero das mães das crianças da época. As crianças sim, o público fiel dos Mamonas. Elas podiam não intender a sacanagem por trás das letras, mas por soarem engraçadas e os ritmos dançantes e divertidos faziam o sucesso com a molecada.
Mas o que os tornavam tão sucesso assim? Primeiramente, a autenticidade dos integrantes. Acreditem ou não, eles eram palhaços daquele jeito. Principalmente o Dinho. O mais palhaço de todos e o mais bonito também. Fazia o sucesso com as mulheres. Em segundo lugar, as suas músicas. Letras engraçadas, de humor negro e de zoação arrancavam risos das pessoas. E também já havia uma pré disposição na época por parte do público para aceitar com facilidade esse tipo de música, uma vez que a época era embalada por sons de rock com uma temática muito social e séria. Eles vieram escrachando tudo, sem serem vulgares ou explícitos demais. Diziam o que o público queria ouvir e falar.

Para terminar, eles eram ótimos músicos, sabiam tocar do bom e velho rock'n'roll que mais gostavam, até ritmos Nordestinos e pagode. Enfim, sabiam o que estavam fazendo. E tocavam por prazer. Essa então era a fórmula que levou os Mamonas ao sucesso instantâneo.

Instantâneo sim, pois no dia 02 de março, eles sofreram um terrível acidente de avião e todos os integrantes da banda morreram. Não é querendo ser sensacionalista demais, mas o Brasil inteiro sofreu com essa tragédia. E quem viveu a época se lembra muito bem, o quanto foi comoção nacional.Tragédia é sempre tragédia, e a mídia sempre acaba sensacionalisando o fato, e até hoje os Mamonas são lembrados e homenageados na Tv.

Para finalizar, quero deixar a minha opinião sobre a banda...
Eu gostava muito. Na época tinha meus nove anos, e não intendia muito bem as letras, mas me divertia muito dançando robocop gay e cantando a música dos bixinhos. Hoje a minha percepção sobre as letras mudaram. Eles além de parodiarem, também faziam um retrato da sociedade da época. Cotidiano, dólar, shop center. Se vocês pararem para analisar as letras, vão encontrar muita critica social. É...eles eram bons, e até hoje saiu cantarolando essas músicas. Se eles não tivessem morrido, acho que não conseguiriam repetir a dose, e cairÍam no esquecimento. Mas tudo tem o seu porque de existir né, e eu acho que os Mamonas vieram para dar um pouco de humor a vida das pessoas e maracarem uma época.






Só pra constar: Se alguém depois quiser ouvir nosso documetário, é só me pedir.



Jo.

... dando Boas Vindas!


Bom, esse Blog foi muito esperado, como já disse a Jo no post anterior.
Me lembro bem do dia do onibus, que decidimos montar um blog. Ficamos pensando em milhoes de coisas que poderiamos escrever. E o mais sensacional de tudo é que naquele dia nós meio que percebemos que temos coisas legais pra dizer.
De inicio ficamos pensando em escrever sobre outras coisas, mas a verdade é que tudo q sai da gente é sobre a gente. Mesmo q seja só a nossa visão do mundo.
E ainda pro cima vou dividir minha visão do mundo com uma pessoa que é minha metade, que me entende. Espero que nosso pequeno bloguí dê certo. Que como a Jô falou, nós não desistamos, nem abandonemos o blog! (Se é assim que se escreve! ahahaha)

Então, que sejam bem vindos os amigos que queiram fazer parte desse nosso pequeno diario nada secreto. E aos desconhecidos que se interessem, que sejam bem vindos também. A partir do momento que qualquer um de vocês interferem vcs também colocam suas pitadas no diario que se torna nosso.
E se alguem quiser dar palpites de qualquer coisa que possa ser postada, vai ser muito bem vindo também!

PS: A foto é em homenagem a minha parcera de blog, a metade da minha laranja. Mesmo se ela fosse um limão eu grudava em mim de volta. ;)

Bjos
Nath ;*