sexta-feira, 17 de agosto de 2007

animação

Para falar sobre filmes de animação preciso começar lá nos tempos da descoberta do “movimento” para entendermos o processo de construção de um filme animado. Depois de algumas tentativas de reproduzir o movimento, em 1830 Homer definiu a gênese do que hoje chamamos de filme “animado”. Ele criou o zooscópio, que é um aparelho onde imagens(fotos) sobrepostas lado a lado quando giradas em frente a um espelho nos dava a sensação ver a figura se movimentando. Isso se deve por um fenômeno chamado “persistência retiniana”.
Vou explicar. Nosso olho não é muito rápido e a retina guarda uma imagem por um tempo maior do que as elas são giradas, assim quando a outra imagem aparece ainda estamos com a anterior no nosso olho, o que nos dá impressão de movimento contínuo, p arecido com a realidade.

Depois a máquina foi aprimorada junto como as técnicas para a produção. O primeiro a transpor para as telas de cinema um personagem animado foi Winsor Mccay com o curta “litter Nemo” em 1909. Mas foi em 1937 um dos grandes boons da história da animação. É lançado branca de neve, o primeiro “longa” animado da história. Como todo mundo já sabe a história, vou contar a parte mais interessante. Foram quatro anos de produção e contou com mais de 750 artistas dos estúdios Disney. Além de ser o primeiro longa, ainda foi o primeiro filme desenhado inteiramente quadro por quadro, mais de 250.000 desenhos. Estima-se que mais de dois milhões de desenhos e esboços tenham sido produzidos durante a realização do filme. Além dessas inovações ele ainda foi o primeiro filme de animação colorido. Foram usadas combinações de 1.500 cores e matizes de tinta para que os químicos do estúdio chegassem às tonalidades finais que seriam usadas para colorir os personagens. É inegável que branca de neve é uma obra prima do cinema de animação, com uma excelente produção, e tornou-se assim um marco na história cinematográfica.

Mas não era só a Disney que produzia filmes animados, tínhamos escolas como a “National Film Board of Canadá”. Essa escola de cinema canadense tornou-se um ambiente de grande experimentação de técnicas e linguagem produzindo muitos trabalhos de qualidade, exemplo disso é o chefe do departamento de animação da escola Norman Mclaren. Ele é considerado o "poeta da animação, pois realizou filmes utilizando técnicas de cruzar live-action,(ele filmava atores), com stop motion(Técnica que captura movimentos quadro por quadro, e pode ser com bonecos de massinha ou não, e fotos) e levou as possibilidades sonoras do cinema de animação ao extremo em seus filmes abstratos. A divulgação do trabalho de Mclaren e a liberdade de criação que a escola possibilitava atraiu animadores de todo o mundo, entre eles o brasileiro marcos Magalhães, que foi aluno de Mclaren por 6 meses, e fez o curta “Meow” sucesso no pais por uns dez anos e ganhador de vários prêmios.
Agora vou dar um salto para a era tecnológica. Os filmes de animação hoe em dia são produzidos no computador em 3D. Para vocês saberem quando essa revolução tecnológica começou vou contar uma história. No Brasil nós tínhamos o animador Clóvis Vieira que estava em processo de produção do “Cassiopédia”. Filme que ele produzia em 3D, todo no computador. Quando a Disney descobriu, investiu mais 50 milhões para que o título fossem deles. E assim que foi criado pela Pixar o “Toy Story”, o primeiro filme todo feito em 3D da história. E o nosso querido Brasileiro, não entrou pra história, mas pelo menos conseguiu concretizar o seu filme, só que nunca consegui achar em site nenhum.
Depois as formas de se produzir filmes animados no computador se aprimorou e ganhou o gosto popular, vieram então: Procurando Nemo, espanta tubarões, a casa monstro, happy feet e por ai vai.
Só para lembrar: Com o advento da tecnologia se tornou muito interessante e mais rápido se produzir filmes animados. Mas não podemos descartar filmes feitos em stop motion, pois é um trabalho demorado e muito artesanal. Para falar dele, não vou a uma época muito distante, é só lembrarmos de “A Noiva Cadáver”, filme de Tim Burton. Ele foi todo produzido de massa de modelar e Tim demorou mais de 9 anos para terminar seu filme. Mas valeu a pena pois é muito bem feito.
E assim eu termino a minha história sobre filmes animados, ciando alguns, e deixando outros de fora, mas com certeza agora vocês sabem um pouquinho mais dessa história.

5 comentários:

Anônimo disse...

mas que menina animada!
rs
abração

Unknown disse...

aoahahiuahiuah
cara... os comentarios do benga sao os melhores... "animada" han han
ó o trocadilho

Nathália disse...

HhauahuahuahauhaUa
nem comento o comentario acimas
aosaidhaisdhaisd

animação é mt irado.

Anônimo disse...

Gostei do post...o que mais gostei foi procurando nemo!

de lá para cá, não fizeram nenhum que batesse a saga do peixinho.
bjs
Gui Sillva

People of Bogoland disse...

Olá Jo, gostaria imensamente de saber de onde você obteve este texto.
Bjs, Aldo.