segunda-feira, 23 de julho de 2007

Trem bão demais da conta sô!

Quando se fala de minas, logo se vem na cabeça o queijo, pão de queijo, o uai, sô... E se tem uma giria que pode falar bem o que é esse estado é: trem bão demais sô. Já moro a quatro anos e meio aqui em Vitória, mas tem muita coisa que me faz uma falta danada daquela terra. Nunca morei na capital BH, mas adoro aquele lugar. Minha vida mineira vem mesmo é do interior. Andando de cavalo, pegando carrapato, bicho de pé. Toda criança tinha que morar em minas pelo menos um tempo da infância. Lá tudo parece meio mágico e a criatividade vive solta.

Bem me lembro quando era pequena e vivia indo pra roça. Eu e minhas primas tinhamos um clubinho: "Brets Baby". Nem lembro de onde veio o nome e eu sei que é brega por demais, mas era muito divertido. Colocavamos nossas botinas logo de manhã, uma mochila cheia de comida e brinquedos como walk talk para nos comunicarmos. Aquilo era uma aventura e tanto. Enquanto descobriamos os horizontes encontravamos com animais e descobriamos terras perdidas. Tudo era muito magico e nada parecia ser impossivel em todo aquele espaço a ser explorado.

Na minha infância, eu fui amiga da natureza, conversava com árvores e animais. Eles faziam parte da minha vida. Hoje em dia tudo isso é muito dificil, as crianças ficam presas na frente do computador e deixam de explorar o mundo mágico lá fora. Porque quando se é criança, tudo é mágico.

Bom, mas porque desse post? Eu fui pra minas esse fim de semana, pra cidade que eu vou desde que me entendo por gente, e foi lá mesmo que eu comecei a conhecer o mundo. Mas eu não ia falar disso nesse post. Eu ia falar das exposições e como ela pode falar muito sobre a cultura que não atravessa os limites territoriais, e as diferenças que uma linha pode trazer.

Essa epoca do ano é muito ligada a festivais e shows, ferias e friozinho sempre combinam nessas horas. Eu já vi rodeio acontecer aqui em Vitória, mas não se pode comparar. A praia combina com o verão, axé, e não musica sertaneja e chapeu na cabeça. E ontem eu pensei num porque desse limite territorial fazer tanta diferença?

Primeiro, minas gerais é um estado ligado ao gado, ao leite, ao queijo. Porque você acha que mineiro e cachaça combina? Lá tem plantio de cana pra todo lado. Só isso já faz uma diferença danada. É daí que vem essa cultura do rodeio no estado e do queijo. A verdade é que a cultura é muito ligada a econômia do lugar. E eu percebi que a unica diferença no espirito santo, não é a praia. Mas sim a econômia. E a economia do Espirito Santo não é o gado e o leite, mas sim, o plantio. Tem também as colônias alemãs e italianas que fazem as festas que são tipicas do lugar, assim como as exposições em minas.


O bom disso tudo é saber que tudo está ai pra quem quiser ir e conhecer, e que os estados estão de braços abertos para quem chegar.



Nath.

7 comentários:

Anônimo disse...

carrapato fdp! rsrsrsrsrsrs
foi bom ver vc com sotaque de novo!!
beijão uai!

Unknown disse...

"conversava com árvores e animais"

...doida!

Anônimo disse...

=]

q q tem conversar c arvores e animais rafa? mo legal....

iauiauiaia, rafa insensivel :p!

bjo nath.minas é mo legal.

^^

Joana Poltronieri disse...

Tenho pena das crianças hoje que não conseguem estar em contato com a natureza como nós estivemos. A nossa geração foi a ultima a viver isso!!! Agora os avós não morarão mais no interior, as crianças não terão mais 10 tios e 20 primos, e não brincarão de pique bandeira, pique esconde ou futebol na terra.
Agora tudo é virtual, e as crianças estão cada vez mais sexualmente ativas.
Que droga!

Mas eu vou fazer de tudo para conseguir levar meus filhos pra roça, e que ele tenha uma "infância"!!!


Adorei o texto, Minas é cativante e os mineiros são ótimos!

Gui Sillva disse...

Acho que se pudesse, gostaria de ficar cirança por mais tempo...era bom demais.

beijo, linda
Gui

Unknown disse...

concordo com vc nath!
n trocaria a infancia que eu tive por nada! acho q avós deveriam morar no interior sempre! n tem nada mais legal que isso!
a jo disse tdo tbm!

:)

Grazielly disse...

ahahahahhaaha eu tb adoro Minas. Acho q me daria bem lá... eu tenho mtos amigos mineiros e meu sotaque é mais amineirado do q capixaba de verdade. O povo sempre acha q eu sou mineira! Uai... nada a ver! rsrs
mas é lindo..apesar de não ter praia.
Bjus Nath